meplus-ret-tm.png Respostas

Como é construído um estoma?

O estoma é a exteriorização, através da parede abdominal, de uma parte do intestino (delgado ou grosso) ou dos condutos urinários, que possibilita a eliminação do efluente fecal ou urinário. A sua localização vai depender do local do segmento comprometido, determinado pelo médico.1

A construção dos estomas não é feita sempre da mesma forma. Estes podem diferir no tamanho, na forma, localização e tipo de construção.2  O tipo de estoma irá depender da patologia em causa, e da porção do intestino afetada.

  • Estoma terminal: o intestino é seccionado, e a extremidade proximal é exteriorizada através da parede abdominal, sendo fixada na superfície da pele. A extremidade distal do intestino é mantida dentro da cavidade abdominal.
  • Estoma em ansa: é exteriorizada uma ansa do intestino, colocando-se uma "baguete" entre a mesma e a pele. Realiza-se uma incisão longitudinal na ansa intestinal, suturando-a à pele. Geralmente são estomas temporários. É criado um estoma com duas "bocas".
  • Estoma em cano de espingarda: o intestino é seccionado, sendo que ambas as extremidades são exteriorizadas através da parede abdominal. Constroem-se 2 estomas, separados por uma pequena porção de pele.

Assim como cada pessoa, cada estoma é único e dinâmico. Portanto, ao selecionar um dispositivo para ostomia é essencial ter em consideração as características do estoma, estado da pele e estilo de vida da pessoa. Quando estiver adaptado ao dispositivo, que vai de encontro às suas necessidades,  sentir-se-à seguro para retomar a sua vida ativa.