Respostas
É importante manter a pele ao redor do estoma (pele periestoma) saudável. De seguida, damos-lhe algumas recomendações:
Recomendações para o banho
- Pode tomar banho de imersão ou de chuveiro como fazia antes da cirurgia, usando ou não o saco - a opção é sua.
- Como os resíduos de sabonete podem favorecer o descolamento do penso protector cutâneo, evite utilizar sabonetes à base de óleo ou hidratantes.
- O sabão e a água não entrarão no estoma, nem o vão lesionar.
Escolha um penso protetor cutâneo que se ajuste bem ao seu estoma
- Para ajudar a manter a pele periestomal saudável, é importante que o penso protector cutâneo se ajuste corretamente ao estoma. Escolha um sistema coletor que se ajuste bem ao estoma para proteger eficazmente a pele do contacto com o efluente.
- A(o) Enfermeira(o) estomaterapeuta pode ensiná-lo como utilizar o medidor de estoma para determinar o diâmetro do estoma e selecionar um penso protetor cutâneo recortável, pré-cortado ou moldável com a dimensão correcta para o seu estoma. O tamanho do estoma poderá alterar-se até 10 semanas após a cirurgia; assim, é aconselhável medi-lo frequentemente.
- Alterações no abdómen causadas por gravidez, exercícios, ganho/perda de peso ou por problemas de saúde, também podem requerer uma nova avaliação para avaliar a necessidade de mudar para um novo modelo de sistema coletor.
Recomendações para a mudança do dispositivo
- É importante criar uma rotina fácil para a mudança do saco coletor. Desta forma, conseguirá programar a troca antes que o protetor cutâneo se desgaste. Assim, reduz o risco das fezes ou urina entrarem em contato com a pele. A frequência de mudança deve ser adaptada ao tipo de sistema coletor, e seu estilo de vida, de acordo com a orientação da(o) sua(seu) enfermeira(o).
- A cada mudança de sistema coletor, observe se a pele periestomal apresenta rubor, edema ou lesões. Caso identifique alguma alteração entre em contato com um profissional de saúde.
- Nunca remova o protector cutâneo de forma brusca. É importante removê-lo de forma delicada, iniciando por um dos cantos, puxando devagar até a remoção total do protetor cutâneo. O uso de um removedor de adesivo em spray ou toalhitas pode facilitar as mudanças de dispositivo e garantir uma pele limpa, pronta para a aplicação de um novo protetor cutâneo.
- Certifique-se que a pele periestomal está completamente seca antes de aplicar o novo protector cutâneo do sistema coletor. Uma pele seca garante uma boa aderência e ajuda a diminuir o risco de infeções fúngicas.
- A rotina de cuidado com a pele, incluindo o uso do removedor de adesivo em spray ou toalhetes para remover o penso protetor cutâneo, pode ajudar a manter a pele periestomal saudável.