meplus-ret-tm.png Respostas

Intimidade

Embora seja normal sentir-se insegura(o) sobre a forma como a ostomia mudou seu corpo, encontros íntimos podem fazer parte da sua vida e da vida do seu parceiro. A comunicação e a confiança são o ponto principal do processo de reabilitação. É reconfortante saber que as relações sexuais não vão magoar o estoma - nem a si. Compartilhe seus sentimentos com seu parceiro, ouvindo também as dúvidas que ele(a) possa ter. Com o tempo e uma atitude positiva, poderá desfrutar de uma relação sexual satisfatória.

Dicas para melhorar sua intimidade

  • A confiança é a chave para uma intimidade tranquila. Quanto mais conversar com o seu(sua) companheiro(a) sobre o estoma, de como se sente e do que precisa, mais forte será a ligação entre vocês.
  • Já diz um ditado antigo verdadeiro: O modo como cada um se vê influencia a forma como as pessoas o veêm. Dê um tempo após a cirurgia para reconhecer as mudanças pelas quais seu corpo passou, analise suas emoções sobre a forma como se sente após a cirurgia e compartilhe os seus sentimentos com o seu companheiro. Descobrirá que a aceitação de seu corpo após a cirurgia vem com o tempo.
  • O estoma não possui terminações nervosas; portanto, não sentirá dor e nem outras sensações, porém pode sangrar um pouco caso esteja irritado, ou seja friccionado. Tentar posições diferentes pode ajudá-lo a evitar esses tipos de problemas.
     -  A posição lado a lado quase sempre funciona bem para as pessoas que tem um estoma, pois o saco ficará caído lateralmente, e não entre si e seu parceiro.
  • Esvazie o saco antes de iniciar a relação sexual. Se preferir, poderá utilizar um dispositivo mais discreto.

Para mulheres

  • Se toma a pílula, talvez tenha que mudar o método contracetivo, especialmente, se fez uma ileostomia. Os contraceptivos orais quase sempre não são absorvidos no intestino delgado. Converse com seu médico ou enfermeira estomaterapeuta sobre a melhor maneira de evitar uma gravidez.
  • Após a cirurgia, muitas mulheres apresentam secura vaginal. Tente utilizar um lubrificante íntimo ou converse com o médico sobre outras opções de tratamento.

Para homens

  • Alguns homens podem apresentar sintomas de disfunção erétil ou incapacidade de ejacular, logo após a cirurgia. Não se preocupe!! Isso pode ocorrer com frequência. A disfunção pode estar relacionada com a cirurgia ou a ansiedade durante a relação sexual. Caso os problemas persistam, converse com o seu médico, ele saberá como ajudá-lo.