Quem disse que depois da cirurgia não é possível voltar ao desporto? De acordo com as diretrizes emitidas pelo American College of Sports Medicine e publicadas em Inglaterra, não só o exercício é possível, como é fortemente recomendado.
Foi demonstrado que realizar exercicío suave (como uma caminhada de 30 minutos por dia) ajuda a prevenir o risco de desenvolver uma hérnia peristomal. Com base nesta evidência clínica e graças a uma ideia de Sarah Russell, atleta ileostomizada com uma licenciatura em Ciências do Desporto e especialista em bem-estar, nasceu o Programa certificado pelo Royal College of Nursing (correspondente à ordem dos enfermeiros) que ilustra os exercícios físicos recomendados para uma reabilitação eficaz .
Os objetivos do programa
• Encorajar a sua reabilitação e apoiá-lo no regresso às suas atividades diárias o mais rápido possível.
• Ajudar-lo a recuperar a auto-confiança e o bem-estar físico depois da cirurgia.
• Apoiá-lo no regresso à atividade física, na recuperação da coordenação e do equilíbrio.
• Fortalecer os músculos do abdómen após a cirurgia.
• Reduzir o risco de desenvolver uma hérnia, fortalecendo os músculos lombares e do abdómen
Em Portugal, mais de 200 enfermeiros portugueses especializados em estomaterapia fizeram o curso e treinaram para lhe ensinar os exercícios para praticar e apoiá-lo durante todo o processo de recuperação: antes de realizar estes exercícios por favor consulte a sua estomaterapeuta.
Se deseja conhecer os profissionais de saúde perto de si que fizeram o curso, por favor contacte com o Serviço de Atendimento ao cliente ConvaTel através do número gratuito 800 20 1678 ,ou a través do email convatel.pt@convatec.com.
Para se manter atualizado com as últimas notícias, inscreva-se no programa ™