Respostas
Viver com uma ostomia requer certos ajustes.
Nas primeiras semanas após a cirurgia, talvez se sinta confuso, com raiva, triste ou frustrado. Esses são sentimentos normais após a cirurgia, e deverão diminuir à medida que se adapta à vida com um estoma.
Aqui estão alguns conselhos que podem ajudá-lo a lidar com sentimentos difíceis
- Seja paciente: Não seja muito duro consigo. Alguns dias serão melhores que outros. Voltará a sentir-se o mesmo com o tempo.
- Não deixe de falar: Mantenha uma comunicação aberta com as pessoas que ama e com sua (seu) enfermeira(o) estomaterapeuta. Talvez falar sobre seus sentimentos o fará sentir-se melhor.
- Mantenha-se ativo e em boa companhia: Com a autorização do médico, adquira um novo hobby ou faça uma atividade.
- Expresse-se de forma criativa: Algumas pessoas acham que escrever, pintar, desenhar ou fazer algum tipo de trabalho manual pode ser revigorante, é uma forma de manter a mente ocupada.
- Fique atento à depressão: Embora seja normal se sentir triste ou "em baixo" durante uma ou duas semanas após a cirurgia, esses sentimentos devem desaparecer no decorrer do processo de reabilitação. Se esses sentimentos piorarem ou apresentar alguns dos sintomas descritos de seguida, converse imediatamente com o médico ou com a(o) enfermeira(o) estomaterapeuta. Quanto mais rápido procurar ajuda, mais rápidamente se sentirá melhor.
Fique atento aos sinais de depressão:
- Sensação prolongada de tristeza
- Angústia
- Desânimo
- Pensamentos suicidas
- Perda de apetite
- Incapacidade de dormir ou dormir demais
- Sentimento de isolamento
- Falta de interesse em atividades que costumava praticar
Outras ideias para "se sentir melhor" durante a recuperação
- Torne-se um ostomizado informado: Quanto mais souber, mais fácil será tomar decisões importantes sobre a sua saúde. A(o) sua(seu) enfermeira(o) estomaterapeuta é seu primeiro apoio. Poderá também encontrar informações úteis nas associações e grupos de apoio à pessoa com ostomia O programa me+™ é um ótimo ponto de partida.
- Converse com outras pessoas que já tiveram uma ostomia e com as pessoas ainda são ostomizadas: Outras pessoas que convivem bem com o estoma podem ajudá-lo a entender que não está sozinho na sua reabilitação. Também podem dar-lhe dicas úteis ou opiniões sobre o que esperar, enquanto se vai adaptando à sua a vida com um estoma.
- Considere participar de um grupo de apoio local ou on-line: A(o) sua(seu) enfermeira(o) estomaterapeuta poderá dar sugestões e pô-lo em contato com outras pessoas.
- Participe do programa Me+™: o programa me+™ é um grupo online, para pessoas que vivem com uma ostomia, e oferece apoio e incentivo. Aderir a este grupo está a um clique de distância..