E agora?
A sua cirurgia já foi realizada e já teve alta hospitalar. Para muitas pessoas, a cirurgia pode ser o início de uma vida mais confortável. No entanto, ainda é necessário ajustar-se ao seu dia-a-dia, agora que tem um estoma, tanto física como emocionalmente.
Embora a cirurgia já tenha sido realizada, talvez ainda tenha muitas dúvidas, particularmente nas primeiras 12 semanas de vivência com um estoma. Poderá sentir-se ansioso, inseguro ou com raiva. Também poderá sentir-se animado com a melhoria no seu estado de saúde, e com tudo que poderá realizar após a recuperação da cirurgia. Ou talvez sinta uma mistura destas emoções. Todas estas reações são perfeitamente normais.
Não se esqueça que não está sozinho. A(o) sua(seu) enfermeira(o) estomaterapeuta, os profissionais de saúde estão disponíveis para o ajudar em cada etapa desta jornada. Conte conosco.
O seu “Dia-a-dia”
Nos primeiros meses após a cirurgia, é importante reconhecer que passará por um grande período de ajustes, assim como as pessoas que lhe são mais próximas. Ter um estoma significa que se o seu novo dia-a-dia terá algumas diferenças.
Quer tenha feito uma colostomia, ileostomia ou urostomia, terá que aprender como gerir os efluentes do estoma, assim como cuidar da pele periestomal.
Nas primeiras seis a oito semanas, muito provavelmente o estoma diminuirá de tamanho. A medição regular do estoma permitirá adaptar a medida do recorte do dispositivo à dimensão do estoma.
Com o decorrer do tempo, sentir-se-à muito mais seguro com seu novo estilo de vida, pois o cuidado ao estoma tornar-se-à parte da sua rotina diária. Contudo, durante esse período de adaptação, mantenha-se em contato próximo com a (o) enfermeira(o) estomaterapeuta. As respostas a quaisquer dúvidas geralmente estão a apenas um telefonema de distância.